APRESENTAÇÃO

 

O Entretenimento é a indústria que engloba os setores de Cultura, Comunicação, Lazer e Esporte. É hoje um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento social, que cresce, no Brasil, aproximadamente 6% ao ano, e representa quase 10% do PIB do Estado do Rio de Janeiro. 

 

O curso de extensão Direito do Entretenimento aborda questões trazidas pelos novos meios de comunicação, crescimento da indústria do entretenimento, tendências da economia baseada na criatividade, multiplicação dos espaços de lazer e nos mecanismos administrativos e judiciais que assegurem o direito a autores, intérpretes e artistas.

 

A inovação do tema indica a construção de novos modelos de negócios para atender as demandas especificas do setor, como desenvolver soluções para conjugar cultura, esporte e lazer. Para promover essa interação faz-se necessário a presença de profissionais habilitados a operar no segmento.


O curso de Direito do Entretenimento oferece aperfeiçoamento das competências em Direito do Entretenimento abordando as questões práticas e teóricas nas áreas de cultura, audiovisual, música e esportes em aulas ministradas por docentes de experiência no mercado, agregando ao aluno conhecimento nas questões atuais sobre o tema.

PÚBLICO ALVO

Estudantes e profissionais do Direito e áreas correlatas ao curso (produtores, artistas, produtores culturais)

EMENTA

1. Direito Autoral e PI
2. Creative Commons
3. Leis de Incentivo à Cultura
4. VOD / OTT
5. Gravação e Edição Musical
6. Royalties e Clearance
7. Direito da Moda
8. Contratos da Indústria Audiovisual
9. Direito Esportivo
10. Direito das Celebridades
11. Direito de Imagem
12. Aspectos Jurídicos da Produção de Eventos
13. Direito da Publicidade
14. Pirataria e Crimes contra a PI

METODOLOGIA

Aulas expositivas, análise de casos concretos com enfoque em discussões jurisprudenciais e doutrinárias.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
Artigo Final

PROGRAMAÇÃO PREVISTA

*Descontos não cumulativos

REIMPRESSÃO DE FICHA

DE INSCRIÇÃO OU BOLETO BANCÁRIO

Este link é para o caso dos candidatos que não imprimiram a ficha de inscrição

e/ou o boleto no momento da inscrição.

 Coordenação: 

TIAGO CAMPANY 

Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, com Formação Executiva em Cinema e TV e especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Com passagens pela ANCINE e produtoras, é produtor executivo de curtas e documentários, executivo na TV Globo. Há dez anos coordena o curso de especialização em Direito do Entretenimento da Faculdade de Direito da UERJ.

Curso de Extensão

DIREITO DO ENTRETENIMENTO

© CEPED - Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito