APRESENTAÇÃO

 

O Curso de Marketing Jurídico é um curso para advogados e escritórios de advocacias que desejam desenvolver gerenciamento do seu escritório, estratégias de negócio e reputação no mercado, resultando na atração e relacionamento com os clientes, através do fortalecimento e credibilidade da sua marca. 

No curso o aluno irá compreender os fundamentos para desenvolver um melhor posicionamento e divulgação, de acordo com o código de ética e disciplina da OAB.  

O aluno aprenderá a utilizar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de toda a sua estratégia.

O curso também conta com diversos cases, materiais e ferramentas, proporcionando todos os recursos que o profissional precisará para ter melhores resultados.

PÚBLICO-ALVO

Advogados e áreas afins.

METODOLOGIA

Aulas expositivas, com material de apoio exibido em sala (apresentações), estudos de casos, material complementar (planilha).

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Presença em sala de aula.

Participação no exercício proposto.

ESTRUTURA CURRICULAR

1.      Advocacia na era digital e Fechamento de contrato - 3 horas/aula;

2.      Marketing Jurídico- 9 horas/aula;

3.      Negociação- 3 horas/aula;

4.      Comunicação e Oratória- 6 horas/aula;

5.      Gerenciamento de Escritório- 9  horas/aula

EMENTAS

Advocacia na era Digital e Fechamento de Contrato

Luciane Sousa - 3 horas/aula

1 - Advocacia na era digital

2 - O novo perfil do advogado

3 - Como começar

4 - Etapas

5 - Limitações do marketing jurídico

6 - Exemplos e cases

7- Fechamento de contrato

8 - Técnicas de ancoragem

9 - Precificação

10 - Métricas

11 - Modelos de e-mails

    

Marketing Jurídico

Juliane Sousa - 9 horas/aula

 1 - O que é Marketing

2 - O que é Marketing Digital

3 - Marketing Jurídico

4 - Canais de atração de clientes

5 - Construindo a sua presença online

6 - Marketing de Conteúdo

7 - Redes Sociais

8 - Estratégias Digitais

9 - Legal Growth Hacker aplicada a crescimento da marca pessoal do advogado

 

Negociação

Gustavo Malavota - 3 horas/aula

 1 – Contextualização

2 – Pareceres do Mercado em Multiescalaridade

3 – Persona do Contratante em 2019

4 – Base Metodológica e Bibliográfica

5 – Abordagens e Aproximação

6 – Qualificação do Atendimento

7 – Matriz-Base de Consciência e Competência e Método

8 – As 10 Ações

9 – Conectividade para Amplificar

10 – Dicas e Fechamento da Palestra

 

Comunicação e Oratória

Guilherme Miziara - 6 horas/aula

1 - Barreiras à Comunicação – forma e conteúdo

2 - Organização de ideias

3 - Melhores posturas

4 - Sustentações Orais

5 - Como facilitar a interpretação das expressões e jargões técnicos

6 - Engajamento e interesse

7 - Argumentação estratégica

8 - Voz, eloquência e vícios de linguagem

9 - Criação de espaço de influência

 

Gerenciamento de Escritório

Robson Vitorino - 9 horas/aula

 1 - A evolução do pensamento administrativo e a gestão estratégica de pessoas

Leitura Prévia:A evolução das relações trabalhistas

2 - Introdução à Gestão de Pessoas e as dinâmicas de trabalho na Advocacia

Leitura Prévia: A teoria das relações humanas

3 - Cultura, Clima e Comportamento Organizacionais

Leitura Prévia: As três coisas que os funcionários desejam Os perigos da diversão obrigatória

4 - Comportamento, Motivação e Engajamento

Leitura Prévia: O conforto da zona

Leitura Prévia: Estresse é o principal problema que afeta a saúde e produtividade

5 - Desenvolvimento de Competências

Leitura Prévia: O que é, afinal, o talento?

6 - Recrutamento e Seleção

7 - Delegação de Tarefas e Empowerment

Leitura Prévia: Centralização – descentralização – delegação

Leitura Prévia: Tecnologia, moralização ou desmoralização do Brasil?

8 - Ética nas relações de trabalho

Leitura Prévia: Os desafios do Compliance

Quem desejar concorrer ao sistema de cotas, SOMENTE serão avaliadas / consideradas as inscrições e entrega da documentação conforme o calendário destinado aos cotistas.

PROGRAMAÇÃO PREVISTA

*Descontos não cumulativos

 

Documentos para matrícula: 

Comprovante de inscrição paga; ficha de inscrição impressa; comprovante de escolaridade; cópia de CPF, Identidade ou OAB; comprovante de residência (originais e cópias).

Não serão aceitas cópias de CNH.

A entrega da documentação deve ser realizada no seguinte endereço:

Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco A  - 7º andar - sala 7024 - Maracanã

De segunda a sexta, das 10 às 17 horas

Informações Adicionais


- O CEPED reserva-se o direito de cancelar o curso que não atingir a formação mínima por quórum;
- As datas de aulas, estrutura curricular e corpo docente podem sofrer alterações de acordo com a necessidade de planejamento da coordenação do curso;
- Terá direito ao certificado, o aluno que preencher satisfatoriamente frequência (75%) e obtiver grau igual ou superior a 7,0 (sete);
- Reposição de módulos / aulas podem ocorrer em dias diferentes dos dias das aulas;
- Custos de transporte, alimentação e hospedagem é de inteira responsabilidade de cada aluno, não cabendo reembolso em hipótese alguma;
- Toda nossa comunicação ocorre por e-mail, preferencialmente, e por telefone, portanto, se houver mudança no endereço eletrônico e telefone cadastrados no ato da inscrição, é obrigação do aluno informar imediatamente a coordenação através

do e -mail: julianagomes.ceped@gmail.com
- A não frequência do aluno as aulas não obstam ao pagamento das parcelas mensais. O aluno, pode, a qualquer momento solicitar o cancelamento do curso, única forma de suspender as cobranças a vencer;
- O comunicado do status do curso (Confirmação, Alteração ou Cancelamento) se dará com 24 horas de antecedência do início das aulas, através do e -mail cadastrado no ato da inscrição.

 Coordenação Acadêmica 

Profª. JULIANE SOUSA
 

  • Especialista em Marketing / FGV- RJ.

  • Mestre em Administração Pública/ FGV-RJ.

  • Marketing Estratégico: Revista Científicas de Direito da Cidade e Revista Quaestio Iuris/ UERJ- RJ.

  • Trabalhou na empresa VMotors, a maior agencia digital do mercado de automóveis.

  • Professora do curso de Marketing Jurídico- IDS- América Latina.

  • Professora do curso de Empreendedorismo Jurídico- ESA-OAB Niterói.

  • Professora do curso de Redes sociais para negócios- IFHT.

  • Foi Mentora do núcleo de empreendedorismo universitário- UERJ.

  • Consultora: Marketing e Geração de Negócios, Redes Sociais, Linkedin voltado para resultados, Marca Pessoal.

 Profª. LUCIANE SOUSA
 

  • Mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

  • Pós graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ em Direito Civil Constitucional.

  • Pós graduada em Direito Tributário Fiscal pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - RJ.

  • Autora de artigos e livro na área do direito.

  • Advogada e sócia do Mota e Carneiro de Sousa advogados.

 Prof. GUSTAVO MALAVOTA
 

  • Formado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

  • Mestrando em Gestão Estratégica e Desenvolvimento Local.

  • Professor Interino do MBA de Curso de Gestão Comercial e Sistema e Informação em Marketing da UVA.

  • Fundador do Instituto Vendas, empresa de capacitação de equipes comerciais e de liderança.

  • Consultor de empresas de diversos ramos, como American Airlines, CEPEM, Ipiranga, White Martins, Nextel, Grupo Ser Educacional, AMBEV e outras.

  • Totalizou no ano de 2018 com mais de 15 mil pessoas capacitadas na carreira.

  • Autor de artigos publicados nas áreas de Marketing, Gestão e Vendas.

  • Palestrante há 10 anos de Educação Empresarial, Vendas, Comportamento e Gestão.

  • Desenvolvedor do método Mentalidade Vendedora, transposto em um curso presencial e à distância.

 Prof. GUILHERME MIZIARA
 

Guilherme Miziara é uma das principais autoridades do Brasil no âmbito da comunicação profissional voltada a Carreiras Jurídicas, tendo milhares de pessoas impactadas e transformadas com seus cursos e palestras pelo Brasil. Ele é jornalista, pós-graduado em Comunicação Empresarial, com MBA em Estratégia, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF e doutorando em Educação. O professor é palestrante oficial da OAB-RJ nos temas Oratória e Argumentação e também é educador in company nas áreas de comunicação e negociação em grandes empresas. Palestrante de renome, tem uma coluna semanal na Folha Dirigida e é professor de Oratória Jurídica do CERS. Diretor Executivo da Miziara Habilidades em Comunicação e docente da disciplina Habilidades em Comunicação no COPPEAD/UFRJ e na Fundação Dom Cabral. Ele também ministra a disciplina Técnicas de Comunicação e Sustentação Oral nos cursos de pós-graduação e LLMs do Ibmec, na UFF e nos maiores escritórios de advocacia do país.

 Prof. ROBSON VITORINO
 

Diretor executivo da Maxta Treinamento e Desenvolvimento, escritor e professor. Atua desde 2001 como consultor estratégico em Gestão na Advocacia. Coach Profissional e Leader Coach certificado pela Academia Brasileira de Coaching. É autor dos livros “Delegação de Tarefas e Empowerment” e  “Reflexões de um Estrategista” pela editora Chiado. Membro do International Stress Management Association – ISMA BR. É coordenador do cursos de Pós-graduação, professor em cursos de pós-graduação e MBA no IBMEC e Universidade Cândido Mendes. Integra o corpo docente do primeiro MBA em Planejamento & Gestão de Escritórios de advocacia no Brasil, pela ESA (Escola Superior de Advocacia de Goiânia). Instrutor do CONASEMF – Congresso Nacional da Advocacia sem Fronteiras. 

Prof. Vitorino vem colaborando com diversas organizações com treinamentos e palestras, dentre elas: Bradesco, TRE MG, PREVI, FAPES/BNDES, Mongeral, Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro,  SESC, dentre outras. Com seu estilo vibrante, Vitorino vem ajudando de forma intensa no desenvolvimento de gestores e equipes em todo país. Vencedor do primeiro prêmio em Excelência Acadêmica – Prof. Raimundo Nonato Sousa Silva, em Gestão de Pessoas – 2015, conferido pelo IBMEC Soluções Corporativas.

Mestre em Gestão do Conhecimento e Direção de Recursos Humanos, Pós-Graduado em Filosofia, Pós-Graduado em Marketing e Graduado em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda.

Curso de Extensão

MARKETING JURÍDICO

© CEPED - Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito