CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS

NO ENSINO DO DIREITO

  

O CEPED é um órgão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, diretamente subordinado à Reitoria e vinculado à Faculdade de Direito, sendo dotado de autonomia didático-científico, administrativa e na gestão financeira.  Atualmente é dirigido pelo Prof. José Maria Machado Gomes.

 

PROFº  JOSÉ MARIA MACHADO GOMES

  • Pós Doutorado em Administração Pública - EBAPE\FGV. 

  • Pós Doutorado em Direito - UNIRIO (convênio PNPD/CAPES). 

  • Doutor em Direito Econômico - UGF. 

  • Mestre em Direito das Relações Econômicas - UGF. 

  • Graduado em Economia, pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

  • Business Law pela Fordham Law School - Nova York.

  • Consultor da Comissão de Direito Econômico da OAB - RJ.

  • Professor Adjunto da UERJ/RJ.

  • Professor Titular do IBMEC/RJ, nos cursos de Direito, de Economia, de Administração e de Relações Internacionais e da Pós-Graduação Lato Sensu nos cursos de LLM - Legal Law Master, MBA e CBA.

  • Professor Convidado da Pós-Graduação FGV-Management e FGV Law. 

Tem experiência acadêmica e profissional nas áreas de Gestão Educacional (lato e stricto Sensu). Atuou como Coordenador dos cursos da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e dos cursos LL.M. Legal Law Master do Ibmec/RJ. Além disso, também atuou como Coordenador Acadêmico da área Corporativa da mesma Instituição.

PIONEIRISMO NO ENSINO DO DIREITO

Criado em 1966, quando a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ainda se chamava Universidade do Estado da Guanabara (UEG), o Centro de Estudos e Pesquisa no Ensino do Direito é fruto de iniciativa pioneira de um grupo de professores liderados por Arnoldo Wald, Caio Tácito (o primeiro diretor do Centro), Lamy Filho e Amilcar Falcão.

 

Com o apoio da Agência de Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID) e da Fundação Ford, o grupo adotou duas técnicas básicas e inovadoras para a época que garantiram o diálogo construtivo com seus alunos, entre elas :

 

a) O estudo do caso (case method), ou seja, a análise da jurisprudência mediante a apreciação sistemática e previamente organizada de acórdãos sobe determinadas matérias;

b) O estudo de problemas, com a solução dos mesmos pelos alunos sob a orientação e direção do professor, pretendendo o mestre obrigar os alunos à aplicação dos seus conhecimentos teóricos numa hipótese concreta e complexa.

A autonomia de que gozou o CEPED desde a sua criação possibilitou a implementação de parcerias extremamente profícuas, destacando-se a parceria desenvolvida com a Fundação Getúlio Vargas, durante a passagem do professor Mário Henrique Simonsen pela direção da sua Escola de Pós-Graduação em Economia.

© CEPED - Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito