CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS

NO ENSINO DO DIREITO

  

O CEPED é um órgão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, diretamente subordinado à Reitoria e vinculado à Faculdade de Direito, sendo dotado de autonomia didático-científico, administrativa e na gestão financeira.  Atualmente é dirigido pela Profª Ivanilda Figueiredo.

 

PROFª  IVANILDA FIGUEIREDO

  

Professora Adjunta de de Direito e Pensamento Político e Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atual diretora do Centro de Estudos e Pesquisa no Ensino do Direito - CEPED - da UERJ. É doutora em direito constitucional pela PUC-Rio, mestre em direito constitucional pela UFPE e advogada licenciada pela OAB/RJ. Coordena a URDIR (Universidade, Resistência e Direitos Humanos) Núcleo de Direitos Humanos em Ensino, Pesquisa e Extensão da UERJ. É membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ. Endereço do currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/2982494654723573

PIONEIRISMO NO ENSINO DO DIREITO

Criado em 1966, quando a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ainda se chamava Universidade do Estado da Guanabara (UEG), o Centro de Estudos e Pesquisa no Ensino do Direito é fruto de iniciativa pioneira de um grupo de professores liderados por Arnoldo Wald, Caio Tácito (o primeiro diretor do Centro), Lamy Filho e Amilcar Falcão.

 

Com o apoio da Agência de Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID) e da Fundação Ford, o grupo adotou duas técnicas básicas e inovadoras para a época que garantiram o diálogo construtivo com seus alunos, entre elas :

 

a) O estudo do caso (case method), ou seja, a análise da jurisprudência mediante a apreciação sistemática e previamente organizada de acórdãos sobe determinadas matérias;

b) O estudo de problemas, com a solução dos mesmos pelos alunos sob a orientação e direção do professor, pretendendo o mestre obrigar os alunos à aplicação dos seus conhecimentos teóricos numa hipótese concreta e complexa.

A autonomia de que gozou o CEPED desde a sua criação possibilitou a implementação de parcerias extremamente profícuas, destacando-se a parceria desenvolvida com a Fundação Getúlio Vargas, durante a passagem do professor Mário Henrique Simonsen pela direção da sua Escola de Pós-Graduação em Economia.

© CEPED - Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito