APRESENTAÇÃO

 

O curso tem como objetivo proporcionar ao estudante e aos profissionais diretamente interessados uma aproximação com as questões práticas relacionadas aos direitos humanos e à diversidade sexual e de gênero. O curso abordará conceitos e pressupostos teóricos da diversidade sexual e de gênero bem como, as atuais e principais demandas relacionadas.

PÚBLICO ALVO

Estudantes e profissionais diretamente interessados.

METODOLOGIA

Aulas Expositivas

ESTRUTURA CURRICULAR

Aspectos fundamentais dos Direitos Humanos; LGBTTI no plano internacional e suas políticas públicas; Identidade de Gênero e vivências afetivas-sexuais: principais demandas; Direitos Humanos e a Teoria Queer.

EMENTA

AULA 1 - Identidade de Gênero e vivências afetivas-sexuais; Construindo uma base...; LGBTTI: por que tantas letras?; Pensando em algumas possibilidades...

AULA 2 - Aspectos fundamentais dos Direitos Humanos e o LGBTTI no plano internacional; O que são Direitos Humanos?; As múltiplas dimensões dos Direitos Humanos; Movimentos sociais e seus antecedentes históricos
LGBTTI e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

 

AULA 3 - Principais demandas do LGBTTI; Violência de gênero; Garantia de acesso e permanência à educação; Acesso às transformações corporais; Adequação da identificação jurídica.

 

AULA 4 - Direitos Humanos e a Teoria Queer; Introdução à Teoria Queer; Teoria Queer e direitos sexuais; Possibilidade de uma teoria inclusiva.

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO PREVISTA

 Coordenação Acadêmica 

Prof. Dr. TALMO RANGEL
 

Doutor em Psicossociologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é advogado do Núcleo da Diversidade Sexual e Professor de Graduação em Direito do IBMEC-RJ. Professor de graduação e pós-graduação lato sensu em Direito Civil da UNILASALLE-RJ.

Curso de Verão - Gratuito

DIREITOS HUMANOS:

Diversidade Sexual  e de Gênero

© CEPED - Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito